"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai
as coisas que são de cima,
onde Cristo está assentado à desta de Deus"
(Colossenses 3.1)
Texto: Colossenses 3.1-16
3. VESTINDO-SE DO NOVO HOMEM
As vestes de salvação alegram a alma (Is 61.10) por isso, ao nos eleger para uma nova vida em Cristo, Deus nos concedeu as vestes de eleitos. Porém, para usufruirmos delas, temos que aceitar sua Influência.
- MISERICÓRDIA, por triunfar sobre o juízo (Tg 2.13);
- BENIGNIDADE, por estar sobre os que buscam a Deus (Sl 86.5); e,
- AMOR, por ser o vínculo da perfeição (Cl 3.14).
- O desejo de todo crente é o de se manifestar juntamente com Cristo na sua glória. Para isso é necessário que esteja desenvolvendo a sua salvação a cada dia pois, mesmo estando mortos para o pecado e ressuscitados com Cristo, a velha natureza que ainda está em nós, pode se manifestar a qualquer momento, com todos os seus atos maléficos. Então, "buscai as coisas lá do alto" (Cl 3.1 ARA).
Para buscar as coisas lá do alto é preciso:
- DESPIR-SE DO VELHO HOMEM
- Os impulsos sexuais - Ao criar o homem, Deus o dotou de capacidade reprodutiva (Gn 1.27,28 ARA), mas, após a sua queda, a sua natureza ficou corrompida, trazendo-lhe sérios problemas no decorrer da sua história (Gn 6.1-7; Rm 1.26,27).
- A avareza - Muitos vão à igreja, levam convidados para ouvirem a Palavra, porém não conseguem praticá-la por causa da avareza. Isso nos mostra que o apegar-se a ela, é preencher todo espaço pertencente a Deus por esta razão, Paulo a caracteriza como idolatria.
- A desobediência - É a razão da degeneração daquele que foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus. Paulo define os que andam no pecado, como filhos da desobediência, e declara que sobre eles há de vir a ira de Deus.
2. DESPIR-SE DOS ATOS DO VELHO HOMEM
No primeiro tópico, nos referimos à natureza do homem caído (Rm 3.10,23), no entanto despir-se da natureza não é o suficiente, pois temos que despojar de tudo. Então vejamos a necessidade de nos despimos dos feitos do velho homem.
- Os malefícios da emoção - A emoção é um estado afetivo, que nos trouxe características do altíssimo, alegria e bem-estar. Com a queda do homem, surgiram as reações pecaminosas, geradas da ira e da cólera.
- Os malefícios da coragem - A coragem é o que impulsiona os homens a atos de bravura e ousadia (At 4.29). Mas como se sabe, tanto é usada para o bem, quanto para o mal, como é o caso da malícia e maledicência, pecados extraídos da coragem pelo velho homem.
- Os malefícios da fala - "Mas, agora, despojai-vos também de tudo: ... das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros...". Há dois malefícios da fala: palavras torpe e mentira. Sendo o coração pecaminoso, se a fala o externar, isso contaminará o corpo inteiro, pois ela tanto destrói, como é inflamada pelo inferno (Mt 15.18,19; Tg 3.6).
3. VESTINDO-SE DO NOVO HOMEM
As vestes de salvação alegram a alma (Is 61.10) por isso, ao nos eleger para uma nova vida em Cristo, Deus nos concedeu as vestes de eleitos. Porém, para usufruirmos delas, temos que aceitar sua Influência.
- As atitudes para com Deus - Por tirarem Cristo do seu lugar de honra, os colossenses passaram a viver em conformidade com o mundo. Devido a esta infidelidade, Paulo lhes advertiu "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados...".
- As atitudes para consigo - O sistema religioso entre os colossenses era mais egocêntrico que Cristocêntrico. Para sanar esse problema, encontramos três virtudes no versículo 12 do texto deste estudo: "HUMILDADE" para revestir o ego; "MANSIDÃO e LOGANIMIDADE" para revestir o temperamento.
- As atitudes para com o próximo - Associar espiritualidade a cumprimento de regras é dar um grande passo à acepção de pessoas. Cristo pôs um judeu à prova (Lc 10.25-37), sabendo que os tais não se comunicavam com os samaritanos (Jo 4.9).
- MISERICÓRDIA, por triunfar sobre o juízo (Tg 2.13);
- BENIGNIDADE, por estar sobre os que buscam a Deus (Sl 86.5); e,
- AMOR, por ser o vínculo da perfeição (Cl 3.14).
CONCLUSÃO
Como já dissemos, Deus não foi pego de surpresa com a situação do homem após aceitar a Cristo. Porem o homem, se não atentar para as orientações contidas na Palavra de Deus, será pego de surpresa pois, quando menos esperar, estará cometendo os mesmos atos que cometia antes de aceitar a Cristo.
Se o teu desejo é o de se manifestar juntamente com Cristo na sua glória, então desenvolva a tua salvação a cada dia, observando os meios que Deus te concedeu para tomar posse da coisas do alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário