Powered By Blogger

14 janeiro 2011

Compreendendo perfeitamente o amor de Cristo


Esse título da Lição 01, de 02 de janeiro de 2011, trás dois objetivos:
1º) Mostrar que os cristãos precisam desenvolver seu conhecimento acerca de Deus; e
2º) Incentivar a uma maior compreensão do amor de Cristo.

O estudo desta lição se acha em Efésios 3.14-21.

As escrituras Sagradas nos diz que, "Até que todos cheguemos... à medida da estrutura completa de Cristo" (Ef. 14.13), significando que devemos "Desenvolver sempre para alcançar o alvo com um único empreendimento no qual o cristão deve realmente investir toda sua vida".

O estudo mostra algumas prioridades que devem ser cumpridas na vida cristã. "Por causa disso, me ponho de joelhos". Era comum os Judeus ficarem de pé para orar (Lc 18.13), mas orar de joelhos é sinal de profundo sentimento com Deus.

O Apóstolo Paulo compreendeu imensamente o mistério de Cristo ao ponto de pedir a Deus para revelar-se aos crentes, assim como tem se revelado a ele.

Nossos irmãos comentaristas retrata que o homem deve ser forte interiormente. Este procedimento vem de Deus "Segundo as riquezas de sua glória". 

Ser fortalecido no poder de Deus (Ef. 1.19) é se preparar para receber aquele que habita em nossos corações, é ficar firmes e a viver trabalhando para o Senhor (1Co 16.13). Este é o "homem interior".

O homem interior é aquele que está enraizado e fundamentato. É estar radicado na própria pessoa de Cristo (Cl 2.7), e assim crescer em ações de graças. Não devemos viver como crianças corrento atrás de dádivas de sinais e de simbologias.
O fundamento é o próprio Senhor que nos assegura eterna Salvação. Nada mais nos atrai, pois estamos fundamentados em Jesus Cristo (Ef. 2.20-22).

O fato de compreender todas as dimensões do amor de Cristo em toda a sua extensão exige um zelo muito grande em se esforçar a aprender o conhecimento e a sabedoria de Cristo.

O melhor exemplo da grandeza do amor de Cristo é visto na cruz, por que? A lagura abrange todos os tempos (2Pe 3.9); a altura que se estende até o céu para nos trazer Cristo (Fp 2.6-8); e a profundidade que suportou sofrimento infinito para perdoar pecados (1Pe 2.24).

Os recursos da vida Cristã consiste na proporção da revelação que o Apóstolo Paulo teve do Senhor quando desejou que os crentes tivesse a mesma compreensão do mistério de Cristo.

Não devemos estagnar no tempo, mas desenvolver no Senhor os recursos que Ele nos propõe. Sabendo que o amor de Cristo excede todo entendimento. Compreender todo o intelecto de Jesus Cristo é impossível, mas podemos experimentá-lo.

Experimentar sua plenitude, por exemplo. Poderia o homem conter toda sua plenitude? Com certeza seria impossível. Não podemos limitar Deus, mas podemos permitir sua habitação em nosso âmago, ser cheio e até mesmo, o máximo de Deus, ou seja, chegarmos "a medida da estrutura completa de Cristo"  (Ef 4.13), mesmo que nossas petições seja insignificante, Deus nos concederia segundo seu poder, porque o que opera Nele é o amor abundante que Ele tem sobre os seus servos.

Ter uma vida cristã depende muito do crescimento diário a fim de conhecer cada dia mais a Cristo. Conhecer o seu grande amor, conhecer sua compreensão e esperimentá-lo e Deus fará muito além do que pedimos.

Comentaristas da Revista
Crescimento Bíblico

Adaptação Cássio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário