Powered By Blogger

16 janeiro 2012

Heróis da Fé 1 - Noé

  • Para o ano de 2012, queremos lembrar aos irmãos que durante o passar dos anos a igreja cresceu numerosamente e que as crianças daquela época são os jovens de hoje. Esses não usufruíram das belas e fascinantes histórias bíblicas de todos os tempos e que repercute até nossos dias.
  • Na íntegra, esse estudo apresentará como tema a "Biografia Bíblica" desses heróis. Vamos conhecer as vidas dos personagens que, de certa forma, contribuíram com a história do Messias. Seremos abençoados e ao mesmo tempo estimulados a exercer a nossa fé. Aprenderemos a ter paciência e ter esperança conforme os escritos nas Sagradas Escrituras.
  • O primeiro personagem que iremos estudar é Noé, mas porque Noé? Noé foi o homem que ao ouvir a voz do Senhor numa época que nem chovia obedeceu a Deus voluntariamente.

Versículo Chave
"Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu,
e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e
foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé".
(Hebreus 11.7)

Estudo do Texto: Gênesis 6.8-18

INTRODUÇÃO

  • Noé foi o "pregoeiro da justiça" e através de seu testemunho iremos estudar sua vida, seu caráter e seus exemplos.
I - A VIDA DE NOÉ
  1. Nascimento
  •  Metusalem quando tinha 187 anos gerou Lameque. Lameque aos 182 anos gerou a Noé, dizendo "Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos" (Gn 5.25-29). Daí a sugestão de que seu nome significa: "Descanso"; "Consolação", mas a etimologia do nome é incerta.
  • Noé foi abençoado com longevidade terrena. Morreu com a idade de 950 anos (Gn 9.28,29). Teve três filhos: Sem (o primogênito), Jafé e Cão (o mais moço), os quais nasceram antes do dilúvio, e o acompanharam na arca. Dos três, se povoou toda a terra (Gn 5.32; 9.18,19; 10,1). Vale observar que, cada cidade ou província surgida levava o nome dos descendentes de Noé.
      2. Ministério
  • A geração de Noé havia caído num nível moral extremamente baixo (Gn. 6.1-5; 11-13; Lc 17.26,27).
  • De acordo com a mais provável interpretação de Gênesis 6.3, juntamente com a primeira epístola de Pedro 3.20, quando Noé tinha 480 anos de idade, Deus o informou de que estava prestes a destruir o homem da terra, mas que permitiria um período da graça de 120 anos, durante os quais Noé haveria de construir uma arca, na qual pudesse salvar a si, a sua família e uma relação representativa de animais (Gn 6.13-22).
  • Noé vivia em uma época cheio de corrupção e violência. Porém ele não deixou que os padrões malígnos de seu tempo o privassem  da comunhão com Deus. Ele era o único homem que "andava com Deus" (Gn 6.9), assim como seu bisavô Enoque (Gn 5.22).
  • Do dilúvio, salvaram-se Noé e seus filhos, com suas esposas (Gn 7.7; 1Pd 3.20). Enquanto construía a arca, Noé pregava a justiça para os da sua geração (2Pd 2.5) os quais eram materialistas (Mt 24.39), portanto, não lhe deram ouvidos. Tinha Noé 600 anos quando veio o dilúvio sobre a terra (Gn 7.11).
       3. Caráter
  • Noé era um homem justo e reto em suas gerações (Gn 6.9), o que significava que era um homem íntegro entre os seus contemporâneos. O Senhor o escolheu para realizar uma grande obra, não só para construir, mas para pregar a justiça de Deus. Este era o bom caráter de Noé. No entanto, como a maioria dos personagens heróicos da Bíblia, deixou transparecer o lado negativo, sendo ele o primeiro lavrador, plantou uma vinha, e quando chegou a colheita, preparou o vinho e embriagou-se (Gn 9.20). Do resultado desse trabalho, tirou suas vestes e ficou nu em sua tenda. Seu filho menor, Cão, viu a sua nudez, saiu e foi anunciar a seus irmãos, que por sua vez, vieram de costas e cobriram a nudez. A atitude de Cão talvez, fosse de inocência. Cão poderia ter desviado o olhar ou até mesmo ter coberto o pai e ficado calado. Em vez disso, fora anunciar aos irmãos o que prejudicou a vida de seu filho. Ao despertar da embriaguez, Noé amaldiçoou Canaã, filho de Cão por ter, "provavelmente tomado alguma participação vulgar no triste acidente". É provável que Canaã tivesse zombado de alguma forma o mal caráter de seu Pai. por isso Noé o amaldiçoou no lugar de Cão (Gn 9.20).
  •  Devemos tomar cuidado com o que passamos para os nossos filhos como herança.
II - EXEMPLOS PRÁTICOS NA VIDA DE NOÉ
  •  Quando a arca ficou pronta Noé entrou nela com todas as espécies de animais "e o Senhor fechou  a porta após ele" (Gn 7.16).
  •  O Senhor prometeu a Noé e aos seus dependentes que "As águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir tudo o que tem vida" (Gn 9.15). O Senhor fez um pacto eterno com Noé, e colocou o arco-íris no céu como sinal de sua promessa (Gn 9.12-17).
  • Além de abençoar, reiterou a ordem que havia dado na criação "Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra" (Gn 9.1). Essas palavras foram as mesmas que o Senhor havia dado a Adão (Gn 1.28).
  • O exemplo de Noé nos é prático hoje. Juntamente com a sua família, a arca e o dilúvio, fornecem-nos uma figura clara da salvação conquistada por meio de Jesus Cristo. A aliança de Deus com Noé pode ser interpretada como salvação (Gn 6.18), e ficou condicionada à construção e entrada na arca, obrigações essas que ele cumpriu completamente (Gn 6.22).
  • Jesus Cristo é a nossa "Arca" e, se permanecermos Nele, como Noé e a sua família permaneceram, seremos salvos do juízo vindouro.
        1. Noé alcançou salvação pela fé

  • As águas do dilúvio permaneceram sobre a terra durante 150 dias. O período entre a entrada na arca até a saída dela foi de aproximadamente 371 dias. Ler Hebreus 11.7.

        2. Noé achou graça aos olhos do Senhor

  • No meio de uma geração corrompida (Gn 6.11), Noé achou favor aos olhos de Deus (Gn 6.8). O Senhor testifica dizendo: " Te hei visto justo diante de mim nesta geração" (Gn 7.1). A essa retidão resultou a graça e o fato de ser temente a Deus.
  •  Concluimos então meus irmãos que, o fato de Noé ter achado graça aos olhos do Senhor e ter andado com Ele pela fé, proporcionou-lhe salvação para si e toda sua família.

  • É isso que devemos fazer, não só achar graça aos olhos do Senhor, mas praticar a fé e permanecer em sua presença para herdarmos a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário