Powered By Blogger

18 dezembro 2010

FUNDAÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL

A Escola Dominical nasceu da visão de um homem que, compadecido pelas crianças de sua cidade, que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester, no Sul da Inglaterra, no sentido de afastar-lhe da delinquência infantil que era um problema que parecia insolúvel. Quis, porém, dar-lhes um novo e promissor horizonte.
Foi naquele momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes, de 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores  para se reunissem todos os domingos para aprenderem a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes várias matérias seculares como, matemática, história e a língua materna - o inglês.

No dia três de novembro de 1783, Raikes publicou, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Portanto, essa data foi escolhida como o dia da Fundação da Escola Dominical.
A criação da ED foi tão impactante que os missionários escoceses Robert Raid e Sara Kalley dirigiram a primeira Escola Dominical em terras Brasileiras tendo como nascedouro a cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 19 de agosto de 1885.

Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi o suficiente para que o seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.
Hoje, naquele local, acha-se instalado um colégio, que faz questão de preservar o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Tão imprescindível tounou-se a Escola Dominical, que já não podemos conceber uma igreja sem ela. Haja vista que, no dia universalente consagrado à adoração cristã, nossa primeira  atividade é justamente ir a esse prestimoso educandário da Palavra de Deus. É aqui onde aprendemos os rudimentos da Fé e o valor de uma vida inteiramente consagrada ao serviço do Mestre.
Fonte: Claudionor Corrêa de Andrade - Autor do Livro: Manual do Superintendente da Escola Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário